O que toda noiva deve saber

Confira aqui dicas preciosas para te ajudar para uma festa incrível sem gastar mais do que o necessário.


Escolha da data e do local
Pra quem não sabe, os meses menos procurados pelos noivos são janeiro e julho. Sendo assim, os fornecedores oferecem preços melhores do que em outras épocas. Já dezembro e março são repletos de festas, então não adianta tentar negociar com os fornecedores.
Em relação à escolha do dia, os valores dos serviços também ficam melhores quando o casamento acontece de segunda à quinta-feira. 
Para o casal que mora nas capitais, casae em um município vizinho é outra boa pedida. Mas a cidade escolhida deve ser próxima à capital e ter estrutura para o evento, senão a economia não será expressiva.


Convites
Ao contrário do que muitos podem pensar, contratar um designer de convites ao invés de uma gráfica é uma opção mais viável economicamente.
Tudo que é artesanal costuma ser mais caro, entretanto, nesse caso é o oposto. Isso acontece porque o próprio designer desenvolve o modelo e faz a impressão. 
Na gráfica tudo é feito mecanicamente, desde o corte até a escrita. 
Além de se tratar de um custo menor, o designer pode criar algo bem criativo e único.


Cerimônia
Realizar a cerimônia religiosa no mesmo espaço em que acontecerá a festa é outra boa maneira de reduzir o custo final do grandedia.
No caso dos noivos que não desejam se unir em um templo religioso esta é, inclusive, uma ótima solução.
O ideal é acertar com a mesma empresa a decoração da cerimônia e da festa.


Cardápio
Esse quesito merece atenção dos noivos, pois é possível servir bem sem gastar muito.
Um tendência observada atualmente é oferecer aos convidados um coquetel completo, com canapés, folhados e assados e, depois, servir saladas, cremes, sopas, massas entre outros.
Essa é uma boa opção, pois, além de representar uma economia em relação ao jantar completo, é possível apresentar uma grande variedade de pratos.
Outra sugestão é fazer um festival de massas, com três ou quatro tipos. Geralmente a carne e o peixe encarecem o cardápio.
Em relação às bebidas, a procura por marcas nacionais de boa qualidade e ão necessariamente as importadas.
A compra de bebidas por consignação, o casal só pagará a quantidade que for consumida durante a festa.
O bolo é outro ítem que pode custar menos do que se imagina, já que muitos convidados nem chegam a degustar a guloseima. Uma estratégia é que apenas um ou dois andares sejam verdadeiros. Vale lembrar que o bolo cenográfico também pode sair caro.


Lembrancinhas
Vamos combinar que o bem-casado é a lembrancinha praticamente obrigatória. Não é deselegante oferecer apenas o doce, afinal, essa é a tradição. Isso significa que a noiva não precisa perder horas pensando em opções de mimos para os convidados. Mas, se desejar incrementar e surpreender os amigos com algum artigo diferenciado, o ideal é que seja útil (como fotografias instantânes para lembrar da diversão) ou de consumo rápido (chocolate, bolachas decoradas, entre outros).


Decoração
Escolher flores da época para adornar o evento é uma boa alternativa para conseguir um custo menor na decoração. Se o enlace acontecer no inverno, a probabilidade de observar o preço das flores subir é grande, já que nessa época do ano acontecem algumas geadas e não há muitas opções de espécies de mercado.


DJ ou banda
Contratar um DJ é, geralmente, mais barato do que uma banda, que conta com vários músicos. No entanto, é preciso pesquisar bastante antes de fechar negócio, já que em muitos casos a sofisticação dos equipamentos usados pelo DJ pode transformar o valor de sua contratação praticamente equivalente ao da banda. Se os noivos gostarem mais de banda, aí o que vale é o sonho.


Confirmação (ativa) de presença
Engana-se quem pensa que colocar RSVP e um número de telefone no convite é o suficiente para ter uma ideia aproximada de quantos convidados realmente comparecerão à festa. Quase ninguém liga. Por isso, o ideal é contratar uma pessoa para entrar em contato com os convidados cerca de dez dias antes do casamento. É fundamental dizer que essa informação é para o buffet, e não para os noivos. Se a pessoa responsável por esse serviço disser que está ligando em nome dos noivos, o trabalho não compensa, pois muitos convidados confirmam o comparecimento para não decepcionar o casal.  Economiza-se com o buffet, com a decoração das mesas, quantidade de lembrancinhas, bem-casados, bebidas, entre outros.


Assessoria de casamento
Se inicialmente parece um gasto extra, com o passar dos meses e a enxurrada de detalhes que aparecem para os noivos resolverem, configura-se como a solução. Essa despesa se reverterá em economia em relação aos gastos de tempo e locomoção durante a infindável busca por serviços, à obtenção de melhores resultados nas negociações e à segurança nas indicações de profissionais e serviços.


Trajes:
A escolha da roupa tem que respeitar o horário da cerimônia e do tipo físico de cada noiva. Para acabar com as dúvidas sobre o assunto e você não errar em um dos dias mais especiais da sua vida, confira abaixo um pequeno guia sobre o assunto.
A escolha da roupa tem que respeitar o horário da cerimônia e do tipo físico de cada noiva. Para acabar com as dúvidas sobre o assunto e você não errar em um dos dias mais especiais da sua vida, confira abaixo:

Casamentos pela manhã:
A noiva pode usar vestido curto, longuete ou longo. Além dos vestidos brancos, os de cores pastéis também são indicados.

Casamentos durante o dia e ao entardecer: 
A noiva deve usar vestido longo. Como no caso anterior, além dos vestidos brancos, os de cores pastéis também são indicados.

Casamentos realizados à noite:
A noiva deve usar vestido longo e com cauda. As cores branco, marfim e o tom perolado são usados. Para as cerimônias após 19h, pede-se brilho e vestidos mais encorpados.
Para acompanhar o vestido é fundamental a presença do buquê. Sua escolha vai depender do estilo de cerimônia, mas os de flores naturais são os mais recomendados.

Noiva informal ou casamento até as 16:00 h
Prefira vestido ou tailleur branco, pastel ou floral miúdo em tecidos leves. Brilhos estão proibidos. Os bordados podem ser em linha e pedras foscas como as pérolas.
Comprimento: curto ou longo
Tecidos: leves, esvoaçantes e sem brilho como cambraia de linho, laise, organdi, organza, crepe, musselina, seda, pique ou renda
Véu: curto, mantilha de renda, chapéu de aba curta em organza ou palha branca, grinalda ou arranjo de flores na cabeça, naturais ou em tecido
Buquê: pequeno de flores naturais e fitas de cetim. Evite cascatas de flores ou as mesmas usadas na decoração
Luvas: curtas, no estilo da roupa
Sapatos: de pelica forrados ou sandálias de salto alto
Acessórios: jóias de ouro ou pérolas


Noiva semi formal ou casamento das 16:00 às 20:00h

Vestido branco, marfim ou estampado longo ou semilongo (mimolet) com saia armada ou justa. Toques de brilho ou tecido brilhante como o tafetá, cetim, seda pura, organza, crepe, organdi, organza, musselinas, algodão estampado ou veludo (inverno) e bordados sem exagero.
Comprimento: longo ou semilongo, com cauda de no máximo 1,5 m da cintura até a ponta
Véu: curto ou longo, arranjo em composição de flores brancas, diadema de pérolas, casquete, mantilha ou chapéu de aba larga (até as 18 h)
Buquê: redondo ou em braçada, de flores naturais brancas combinando ou não com a grinalda
Luvas: curtas ou semilongas
Sapatos: de pelica ou forrados no tecido
Acessórios: jóias de família ou discretas

Noiva formal ou casamento à partir das 20:00h
Vestido longo branco ou marfim, modelo justo ou com saias armadas, em tecidos como o tafetá, veludo, crepe, renda, seda adamascada, cetim, tule, gazar, organzas e outros tecidos preciosos. Bordados em pedrarias, brilhos, caudas longas de até três metros e toda a ostentação permitida ao horário.
Comprimento: longo com cauda de até três metros
Véu: longo, mantilha, grinaldas trabalhadas, diademas, coroas e tiaras bordadas em pérolas, pedras preciosas, fios metalizados ou enfeite de flores artificiais na cabeça
Buquê: em braçadas e cascatas, em flores nobres como orquídeas, vistoso de acordo com o estilo do vestido
Luvas: longas com vestidos sem mangas. Curtas com os de manga três quartos ou curtas. Mangas longas dispensam luvas
Sapatos: forrados ou bordados feitos no mesmo tecido ou pelica branca Acessórios: jóias de família ou bem discretas

Escolha a grinalda certa

Rosto alongado:
Evite coroas em geral, prefira grinaldas na testa em forma de “V” com cabelos presos e véu com volume lateral.

Rosto quadrado:
Dê preferência aos arranjos no alto da cabeça. No caso de coroas, escolha as de altura média, acompanhada de véu longo, jogado para trás. Use grinaldas finas, de flores naturais ou tecido se a testa for estreita e prefira as mais grossas em cabelo semipresos em testa longa.

Rosto redondo:
Valorize o formato de rosto com coroas altas, tipo rainha ou arranjo de flores ou pedrarias no alto da cabeça. Para afinar o rosto, tanto as coroas como arranjos devem ter véu em cascata para trás da cabeça e cabelos impecavelmente presos.

Rosto triangular:
Se optar por coroas, dê preferência para as mais baixas e delicadas de pedrarias. Use a grinalda no meio da cabeça, acompanhada de véu longo, caindo nas laterais da cabeça para dar volume ao conjunto.

Como escolher o buquê

Quando a noiva entra na igreja, uma das primeiras coisas que são notadas é o buquê. Ele pode ser feito com flores artificiais ou naturais. Pode ser redondo, em cascata, grande, pequeno ou em forma de braçada. O que importa mesmo é a opinião da noiva!
Além de combinar com o vestido, o buquê precisa ser adequado ao tipo físico da noiva. Noivas muito baixinhas devem evitar o modelo cascata, pois ele pode esconder os detalhes do vestido. Veja quais tipos de buquê combinam com o seu corpo.

Buquê redondo-cheio: modelo indicado para mulheres com a silhueta mais equilibrada, mulheres altas e magras.

Buquê redondo pequeno: combina com as magrinhas e baixinhas.

Buquê cascata longo: combina perfeitamente com as noivas mais cheinhas, as altas e magras também podem apostar neste modelo.

Buquê cascata médio: esse modelo não apresenta restrições, fica bom em qualquer silhueta.

Buquê braçada: modelo perfeito para quem não é muito alta e também não está com o corpo perfeito.

Uma boa dica é fazer dois buquês, um para entrar na igreja (que você pode guardar depois) e outro parecido para jogar na hora da festa. Já o buquêdaminhas, pode ser uma versão miniatura do seu ou um buquê diferente.
Abaixo mais alguns modelos para você se inspirar:




CASAMENTO NO VERÃO

Você escolheu casar no verão? Legal! Casar nessa época requer muitos cuidados, tanto com você, quanto com seus convidados.
O verão começa em dezembro e vai até março. O mês mais quente, na minha opinião, é janeiro. Com todo esse calor é preciso tomar certas precauções, principalmente a noiva que fica o dia inteiro se arrumando. Não deixe de se alimentar e de tomar bastante líquido. Não pode correr o risco de passar mal durante o casamento.


Nos preparativos:
Escolher a melhor data. Lembrando que em dezembro tem as festas de final de ano - janeiro tem vários blocos nas ruas do Rio - Fevereiro o carnaval - Março chuva. De todos, o que eu acho mais interessante é o mês de março.
Na hora de escolher o horário da igreja, verifique se ainda estará rolando horário de verão.
Escolha o último horário oferecido pela igreja, se você quiser fugir do calor.


No seu visual:
Na hora de escolher o modelo do vestido, dê preferência aos mais fresquinhos: de alcinhas, tomara de caia ou um ombro só.
Vestido de noiva curto tem tudo a ver com o verão. Se for o seu estilo, use!
Tecidos levinhos farão toda a diferença.
O seu vestido precisa estar perfeito no seu corpo, mas nunca apertado demais. Vestido muito apertado + calor absurdo, pode te fazer passar mal.
Cabelo preso será a melhor forma de aguentar o calorão.
O perfume deve ser bem suave para não ficar enjoativo.
A maquiagem bem leve, chique e com produtos a prova d`água.
No lugar do sapato fechado, use uma sandália bem bacana.
A meia-calça está dispensada :)


Na igreja:
Dê preferência para as que possuem ar condicionado.
Caso a igreja escolhida não tenha, alugue ventiladores que serão colocados em pontos estratégicos para deixar o ambiente mais fresco.
Fica carinhoso colocar leques nos bancos quando o casamento é ao ar livre.
Os vestidos das daminhas devem ser bem fresquinhos. Nada de golas ou mangas bufantes nas pobrezinhas das crianças ;)
Só desça do carro um pouquinho antes da sua entrada tão esperada.
Vale a pena ter um guarda-chuva no carro. No verão rolam chuvas do nada!


Na festa:
Escolher uma casa de festas com ar condicionado é fundamental!!!
Seus convidados chegarão na sua festa com muito calor. Que tal colocar um welcome drink bem geladinho já na entrada da festa? Tenho certeza que fará o maior sucesso!
As bebidas do buffet deverão estar estupidamente geladas.
A decoração da sua festa pede cores quentes e alegres.
Dá pra usar estampas, listras e flores.
Escolha arranjos com flores da época, que são mais resistentes ao calor -Flores da Estação
Os chocolates acabam derretendo, uma pena. Dica: deixar as bandejas na geladeira até a hora da festa começar.
Ter um bar de caipirinhas geladinhas é bom demais!
Evitar coco no recheio do bolo. Melhor não correr riscos, né?
Escolher um menu leve com saladas e pratos que não sejam pesados.
Uma mesa enorme de sucos naturais, super geladinhos. Bom demais!!!


Durante a festa:
Beba muito líquido, o tempo todo!
Recorra aos lencinhos que absorvem a oleosidade, sem tirar a maquiagem.
Curta muito sua festa! O calor vai estar uma loucuraaaa, mas com um ar condicionado potente na casa de festas, ninguém vai se importar! :)